A partir de hoje, até dia 16 de Dezembro, voluntários farão a recolha de alimentos (não perecíveis) para entrega a famílias carenciadas. A Campanha Ceia de Natal para Todos decorrerá no Campus da Bolanha, podendo a comunidade deixar os alimentos na banca da campanha, junto à Secretaria dos Serviços Académicos. Os voluntários estarão presentes em dois turnos, de manhã das 09:00 às 12:00 e de tarde das 14:00 às 17:00.
Dia 16 de Dezembro haverá um convívio com as crianças do ICCA, no qual se indicarão quais os pares de alunos US e crianças indicados pela Campanha Big Brothers, Big Sisters (BB/BS) do VUS. A iniciativa pretende que cada criança do ICCA tenha um "grande irmão" ou "grande irmã" da Universidade de Santiago, que a acompanhará ao longo do seu crescimento. Além de se criarem laços de amizade, os BB/BS deverão estar sempre presentes na vida da criança, organizando programas, pelo menos uma vez por mês, auscultando problemas e auxiliando nas dificuldades. Do lado do VUS, haverá uma psicopedagoga a orientar os alunos que participarem na Campanha, para um melhor desempenho das suas funções.
Além do primeiro convívio natalício dos BB/BS, no dia 16 far-se-á igualmente a entrega dos alimentos recolhidos ao ICCA, que já identificou algumas famílias com dificuldades. Antes de dia 24, o ICCA distribuirá os cabazes, para que todos tenham uma boa Ceia de Natal. A Festa de Natal com o ICCA será no Campus da US, a partir das 14:00.
Para o dia 19 de Dezembro, organizou-se um convívio de Natal com pessoas com deficiência, também no Campus da US. Além da tarde de lazer com o grupo-alvo e os seus familiares, os alunos de SSPP aplicarão igualmente questionários que serão trabalhados para uma análise da situação dessas pessoas. Diagnosticados os problemas que enfrentam, serão mais eficazes as acções de intervenção social desenvolvidas posteriormente.
O curso de SSPP e o VUS apelam à colaboração de todos nas campanhas e actividades organizadas nesta época festiva. Quantos mais cabazes de alimentos conseguirmos juntar, mais famílias terão um Natal um bocadinho mais feliz.
Sem comentários:
Enviar um comentário