sábado, 10 de dezembro de 2011

Celebra os Direitos Humanos



Campanha Celebra os Direitos Humanos
trad.:"O meu desejo de aniversário é que todos sejam livres e iguais."

Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.

Declaração Universal dos Direitos Humanos, Art. 1º

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Primeiro Relatório Mundial sobre o Estado do Voluntariado no Mundo

"Esta semana, a Assembleia Geral das Nações Unidas escutará os testemunhos de voluntários que explicam o impacto do que eles fazem nas comunidades nas quais trabalham. Pessoas de todas as esferas da vida podem ter um impacto extraordinário no desenvolvimento e a paz. No dia internacional dos voluntários, que se assinala a 5 de Dezembro, vários eventos tem sido promovidos na sede da ONU para destacar a importância do voluntariado.

O primeiro Relatório das Nações Unidas sobre o Estado do Voluntariado no Mundo, intitulado Valores universais para o bem estar global foi lançado hoje durante a sessão plenária matutina de voluntariado da Assembleia Geral. Espera-se que o relatório melhore as perspectivas de voluntariado em todo o mundo. Pretende-se igualmente com esta publicação promover uma melhor compreensão do voluntariado ao mesmo tempo que demonstra a sua universalidade, sua abrangência e seu alcance. O referido documento traz à tona um debate sobre as novas tendências para o voluntariado do século XXI."

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Natal Solidário na Universidade de Santiago

A licenciatura em Serviço Social e Políticas Públicas (SSPP) e o Voluntariado da Universidade de Santiago (VUS) organizaram várias actividades para assinalar o Natal Solidário 2011. Desde recolha de alimentos a convívios com grupos mais vulneráveis da sociedade, esta época deve relembrar que, com entre ajuda e trabalho conjunto, é possível fazermos algo pela melhoria das condições de vida de toda a comunidade.

A partir de hoje, até dia 16 de Dezembro, voluntários farão a recolha de alimentos (não perecíveis) para entrega a famílias carenciadas. A Campanha Ceia de Natal para Todos decorrerá no Campus da Bolanha, podendo a comunidade deixar os alimentos na banca da campanha, junto à Secretaria dos Serviços Académicos. Os voluntários estarão presentes em dois turnos, de manhã das 09:00 às 12:00 e de tarde das 14:00 às 17:00.

Dia 16 de Dezembro haverá um convívio com as crianças do ICCA, no qual se indicarão quais os pares de alunos US e crianças indicados pela Campanha Big Brothers, Big Sisters (BB/BS) do VUS. A iniciativa pretende que cada criança do ICCA tenha um "grande irmão" ou "grande irmã" da Universidade de Santiago, que a acompanhará ao longo do seu crescimento. Além de se criarem laços de amizade, os BB/BS deverão estar sempre presentes na vida da criança, organizando programas, pelo menos uma vez por mês, auscultando problemas e auxiliando nas dificuldades. Do lado do VUS, haverá uma psicopedagoga a orientar os alunos que participarem na Campanha, para um melhor desempenho das suas funções.

Além do primeiro convívio natalício dos BB/BS, no dia 16 far-se-á igualmente a entrega dos alimentos recolhidos ao ICCA, que já identificou algumas famílias com dificuldades. Antes de dia 24, o ICCA distribuirá os cabazes, para que todos tenham uma boa Ceia de Natal. A Festa de Natal com o ICCA será no Campus da US, a partir das 14:00.

Para o dia 19 de Dezembro, organizou-se um convívio de Natal com pessoas com deficiência, também no Campus da US. Além da tarde de lazer com o grupo-alvo e os seus familiares, os alunos de SSPP aplicarão igualmente questionários que serão trabalhados para uma análise da situação dessas pessoas. Diagnosticados os problemas que enfrentam, serão mais eficazes as acções de intervenção social desenvolvidas posteriormente.

O curso de SSPP e o VUS apelam à colaboração de todos nas campanhas e actividades organizadas nesta época festiva. Quantos mais cabazes de alimentos conseguirmos juntar, mais famílias terão um Natal um bocadinho mais feliz.

05/ Dez - Dia Internacional do Voluntariado

Dia 5 de Dezembro é o Dia Internacional do Voluntariado. Para comemorá-lo, o VUS participou na primeira actividade organizada pela Rede de Organizações Mobilizadoras de Voluntariado da Região Norte de Santa Catarina, em Porto de Ribeira da Barca.

A tarde foi essencialmente de convívio entre voluntários de várias organizações e os jovens da localidade que afluíram à placa desportiva. O VUS apresentou a peça sobre Violência Doméstica, a um público que assistiu atenta e entusiasmadamente, intervindo activamente sempre que tal fosse pedido.

Anilson Costa, animador do PNV para Santiago Norte, apresentou os membros da Rede, criada no mês passado, entre os quais o VUS, o Centro de Juventude, a CRP, a Bornefonden e o ICCA e abriu uma sessão de perguntas e respostas sobre voluntariado. Os vencedores receberam uma tshirt alusiva ao dia e ganharam, esperamos nós, a vontade de entrar num grupo de voluntariado e actuar de uma forma dinâmica na comunidade.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

VUS contra a Violência Baseada no Género

No passado dia 24 de Novembro, a Universidade de Santiago comemorou o seu aniversário com várias actividades. O grupo de Teatro do Voluntariado da Universidade de Santiago apresentou uma peça sobre a violência doméstica, no contexto do Dia Internacional da Eliminação de toda a Violência contra a Mulher, num momento de sensibilização e descontracção.

A peça foca o quotidiano bem diferente de dois casais; o casal Feliz, alegre e equilibrado, no qual as tarefas são partilhadas, e o de Joana e Toti Malvado, homem machista que agride a mulher. Esta, ao conversar com os Feliz, apercebe-se que a situação é insustentável e que poderá procurar ajuda na Casa do Cidadão. Ao fazê-lo, desperta em Malvado a consciência de que a sua atitude não é a mais correcta. Entretanto, surge outra personagem, um homem que recorre à Casa do Cidadão por ser constantemente agredido pela esposa.

A intenção crítica da peça é demonstrar que a violência de género é um problema que vitimiza mulheres e homens, evidenciando que a não agressão entre um casal contribui para um ambiente familiar mais feliz.

Veja aqui as fotos:

II Formação Geral em Voluntariado, Assomada

A II Formação Geral em Voluntariado vai já na sua recta final. Organizada pelo VUS, em parceria com o PNV e contando com o apoio de várias organizações como o Voluntariado das Nações Unidas ou a Comissão Nacional de Direitos Humanos e Cidadania, é com sucesso que mais de 20 voluntários estão a receber formação para desenvolverem mais tarde um trabalho interessado e responsável.

Desde o dia 15 de Novembro, os futuros voluntários já aprenderam o que é, de facto, o voluntariado, desmistificando as ideias pré-concebidas, muitas vezes erradas, do trabalho voluntário. Abordaram ainda temas como os objectivos do milénio, igualdade de género ou direitos humanos, com vista a desempenharem de forma mais eficaz as suas funções dentro das organizações de voluntariado.

Até dia 13 de Dezembro, os jovens participarão ainda no módulo de elaboração de projectos de desenvolvimento social. Concretizando , deste modo, as suas ideias, estes serão capazes de uma resolução de problemas concreta e eficaz, contribuindo para o bem de toda a comunidade.

Para aceder aos slides da II Formação, clique nos títulos:
O que é o voluntariado?
Voluntariado em Cabo verde
Objectivos do Milénio
Comunicação para o Desenvolvimento (brevemente)
Voluntariado e a Igualdade de Género (brevemente)
Direitos Humanos e Formação Cívica (brevemente)
Elaboração de Projectos

VUS participou na actividade Educa-acção do PNV, Assomada

No mês de Maio, o Voluntariado da Universidade de Santiago participou na actividade Educa-acção, pela promoção do ODM 2, do PNV. Durante todo o dia, grupos de crianças das escolas da região afluíram à praça de Assomada, onde várias organizações prepararam momentos de aprendizagem e lazer. O objectivo da actividade era a recolha de desenhos sobre voluntariado, remetidos à UNV. Os melhores de cada país serão seleccionados e publicados num livro infantil.

O VUS preparou um espaço de jogos infantis, nos quais as crianças tinham de usar os seus conhecimentos adquiridos na escola, enquanto jogavam à bola ou saltavam nos sacos. 

Veja aqui as fotos:

Proposta de lei do Estatuto da Criança e do Adolescente apresentada

"A Comissão para a Reforma Legal e Institucional em Matéria de Infância e Adolescência apresentou, esta manhã, o projecto de proposta de lei do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que define os direitos fundamentais e estabelece o respectivo sistema de protecção das crianças e dos adolescentes.

Tendo como pano de fundo o conceito "de menores a cidadãos", que reconhece as crianças e os adolescentes como sujeitos de direitos, este diploma, segundo o Procurador da República e membro da comissão, Dr. Vital Moeda, vem reforçar o que a lei ordinária e a Constituição da República já têm consagrados relativamente aos direitos fundamentais da criança e do adolescente, como o direito à saúde, à educação, à protecção e à participação."